Linha do Tempo
- Home
- Linha do Tempo
1976
Fundação da GACEL Engenharia de Projetos
Gilberto Couri fundou a GACEL Engenharia de Projetos Ltda. como uma firma especializada em cálculos estruturais para projetos de engenharia. O primeiro escritório foi no Centro da Cidade do Rio de Janeiro na Rua Senador Dantas, n° 80 já ocupando duas salas comerciais para o início das atividades.

1978
Início das Atividades de Construção
A GACEL expandiu as atividades para a área de construção civil, por meio de atuação em reformas prediais e retrofit de agências bancárias, principalmente as do Banco Nacional. Esse acréscimo de atividades motivou a mudança da razão social de GACEL Engenharia de Projetos para GACEL Engenharia.

1979
Mudança de Escritório
Em função do crescimento da GACEL Engenharia, foi necessária a mudança para um escritório mais amplo na Rua do Ouvidor (atualmente onde é localizado o empreendimento Paço do Ouvidor). No novo escritório, a GACEL passou a ocupar dois andares no edifício: 1° andar – engenharia de projetos, composto por projetistas e setor administrativo; e 2° andar – equipe de construção e obras, por administração e por empreitada. Nesse ano, a GACEL já atuava com mais de 50 colaboradores e mais de 120 obras/projetos concluídos.

1982
Parceria comercial com a ENCIBRA S.A. Estudos e Projetos de Engenharia, para atuar como braço de cálculo estrutural da ENCIBRA em projetos hidráulicos. Essa parceria fomentou a mudança do escritório da GACEL para a Rua Presidente Wilson, n° 228.

1986
Incorporação Imobiliária
A GACEL ampliou suas atividades na área de construção civil e realizou seu primeiro projeto de incorporação imobiliária por meio da construção de um edifício residencial na Avenida Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes. De 1986 até 1997, a GACEL realizou mais de 10 projetos de incorporação imobiliária de edificações residenciais, atuando como incorporadora e construtora, além de desenvolver dezenas de projetos de engenharia.

1997
Migração do Modelo de Negócios
Em função do boom econômico do Brasil no início do século XXI, a GACEL identificou a oportunidade de explorar um nicho crescente na engenharia brasileira. Dessa forma, a GACEL iniciou uma mudança do seu modelo de negócios focado em engenharia de projetos, incorporação imobiliária e construção civil para atividades de engenharia consultiva com foco relevante em avaliações e perícias. Essa migração definiu o novo modelo de negócios que retrata a atuação da GACEL Engenharia desde então.

1998
Primeira Atuação como Assistente Técnica para Petrobras
Para manutenção dos seus navios, a Petrobras arrendou o dique seco do Estaleiro Ishibrás no Caju, maior estaleiro da América do Sul, para serviços de reparo. Segundo o Estaleiro Ishibrás, esse arrendamento ocasionou a deterioração das paredes do dique seco e isso levou a um processo judicial que exigiu que a Petrobras obtivesse uma assistência técnica especializada em estruturas para atuar em sua defesa. Dessa forma, a GACEL Engenharia foi convidada, na figura de Gilberto Adib Couri, para atuar. Neste trabalho a GACEL Engenharia provou que a Petrobras não podia ser responsabilizada pelo dano existente. Essa atuação vitoriosa da GACEL Engenharia a qualificou para atuar em diversos outros processos judiciais como assistente técnico do Grupo Petrobras.

1999
Plataformas de Petróleo P-19, P-31 e P-34
A GACEL Engenharia foi contratada para atuar como assistente técnica em pleitos e litígios de natureza contratual referente à conversão de 3 plataformas (P-19, P-31 e P-34) que exigiu atuação na prática de engenharia legal.

2001
Gilberto Adib Couri, sócio fundador da GACEL Engenharia, foi eleito Presidente do Instituto de Engenharia Legal (atual IBAPE-RJ) para o período de 2001 a 2004, em função do consagrado conhecimento técnico como perito e da sua atuação de destaque nas atividades de engenharia legal – avaliações e perícias de engenharia.

2002
GACEL Engenharia Atuou Como Assistente Técnica No Naufrágio da Plataforma P-36
A P-36 foi a maior plataforma semisubmersa de produção de petróleo no mundo, antes de seu naufrágio em março de 2001. GACEL Engenharia atuou em defesa da Petrobras para demonstrar que o colapso foi consequência de uma sucessão fatídica de acidentes que levou ao afundamento da plataforma, assim ajudando a inocentar os funcionários da Petrobras e a própria empresa.

2003
Gilberto Adib Couri, sócio fundador da GACEL Engenharia, foi eleito Vice-Presidente Técnico do IBAPE Nacional para o mandato 2004-2005.

2004
GACEL Engenharia atuou como assistente técnica na perícia do Oleoduto São Paulo-Brasília (OSBRA). Esse é o maior oleoduto existente no país, com 980 km de extensão, cortando três estados brasileiros e o Distrito Federal (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Brasília) e atende à demanda de diesel, gasolina, GLP e QVA (querosene de aviação).

2005
Gilberto Adib Couri foi convidado pela Fundação Getúlio Vargas para coordenar e atuar como professor no primeiro curso de MBA da FGV Management voltado para a área de Engenharia – MBA em Gestão de Negócios na Construção Civil.

2006
GACEL Engenharia atuou como assistente técnica na perícia da estrutura do cais do Porto de Suape, no terminal utilizado pela Petrobras.

2007
GACEL Engenharia atuou como assistente técnica na perícia do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (GASENE), atualmente consolidada dentro da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), referente ao trecho Vitória-Cacimbas, com destaque para a travessia do Rio Piraquê-Açú.

2008
Primeira atuação internacional da GACEL Engenharia foi para a Alcoa que é uma das três maiores empresas de alumínio do mundo. No Brasil, a Alcoa atua desde 1965, em toda a cadeia produtiva do metal, da mineração da bauxita até a produção de transformados e de alto valor agregado. A consultoria em patologias construtivas ocorreu na unidade de beneficiamento de bauxita para a Alcoa Minerals of Jamaica. Esse trabalho envolveu a análise de estruturas de concreto e metálicas da linha férrea de alimentação de minério, pipe rack, instalações portuárias e galpões industriais.

2009
GACEL Engenharia atuou como assistente técnica para a Petrobras na perícia do acidente em operação do içamento de Boia de Sustentação de Risers (BSR), com falência estrutural das lanças dos guindastes de 200 e 300 toneladas no estaleiro da Sermetal, no Caju.

2010
Segunda atuação internacional da GACEL Engenharia, para a Sonangol, que é uma empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola. O grupo possui várias subsidiárias nas indústrias de telecomunicações, transporte aéreo comercial, prestação de serviços de saúde e setor imobiliário. A consultoria em patologias construtivas ocorreu na estrutura de concreto armado do edifício sede da Sonangol e em outros edifícios da empresa em Luanda.

2011
GACEL Engenharia atuou como Owner’s Representative da British School do Rio de Janeiro no acompanhamento da construção e reforma de unidades educacionais na Barra da Tijuca, Urca e Botafogo.

2012
GACEL Engenharia realizou a avaliação patrimonial da Marina Verolme localizada em Angra dos Reis - RJ, pertencente ao grupo BR Marinas. Essa avaliação foi realizada com base na ABNT NBR 14653 para determinar o valor do empreendimento.

2013
GACEL Engenharia foi contratada como assistente técnica do condomínio do Edifício Liberdade (localizado na Cinelândia – Centro da Cidade do Rio do Janeiro) para atuar na análise das causas que ocasionaram o desabamento do edifício. Esse episódio teve uma grande repercussão na mídia.

2014
GACEL Engenharia foi contratada pela Racional Engenharia, empresa componente do consórcio construtor RDR, que participou da construção do Estádio Olímpico Nilton Santos, conhecido como Engenhão. O trabalho consistiu na demonstração de que a interdição por mais de 2 anos do estádio foi desnecessária.

2015
GACEL Engenharia foi contratada pela Petrobras para atuar como assistente técnica no processo judicial em curso referente aos pleitos do consórcio construtor, que paralisou a construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), um complexo de fertilizantes localizado no município de Três Lagoas – MS, com capacidade de produção de 761,2 mil t/ano de Amônia e 1.223 mil t/ano (3.600 t/dia) de Ureia Granulada a partir de 2,24 MM m³/d de Gás Natural proveniente do Gasbol. Com mais de 80% de avanço físico, a paralisação foi justificada por descumprimento de cláusulas contratuais. O projeto, destinado à produção de ureia e amônia, foi orçado em aproximadamente R$ 4 bilhões.

2016
GACEL Engenharia foi contratada pela Petrobras para atuar como assistente técnica na arbitragem no Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá referente ao Pátio de Manuseio de Coque da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), uma refinaria de petróleo sendo construída em Ipojuca, no litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco, que está em operação parcial, com autorização para produzir 100 mil barris de petróleo/dia.

2017
GACEL Engenharia foi contratada para efetuar as perícias de engenharia e econômico-financeira da Usina Hidroelétrica Batalha, em Goiás.

2018
GACEL Engenharia foi contratada pelo Botafogo de Futebol e Regatas para avaliar as patologias construtivas do Mourisco Mar, onde se localiza o centro esportivo com piscinas e onde se realizará o Campeonato Brasileiro de Natação.

2019
GACEL Engenharia foi contratada pelo Consorcio Racional-Delta-Recoma para atuar como assistente técnico em processos envolvendo a obra de construção do Estádio de Olímpico Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, um estádio poliesportivo localizado no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro e pertencente à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, cedido ao Botafogo de Futebol e Regatas

2020
GACEL Engenharia foi contratada, por seu sócio, para atuar como perito na Arbitragem no Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá referente ao Hotel Nacional situado no bairro de São Conrado, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro. O Hotel foi projetado por Oscar Niemeyer e o paisagismo por Burle Marx. O edifício do hotel, de formato cilíndrico e envidraçado, é considerado um marco da arquitetura carioca.

2021
O sócio Gilberto Adib Couri publicou o livro "Perícias de Engenharia - Patologias em Estruturas de Concreto", com conteúdo que abrange:
– ENGENHARIALEGAL
– CONCEITOSBÁSICOS
– A ESTRUTURA NA EDIFICAÇÃO
– O CONCRETO
– DANOS DE ORIGEM FÍSICA
– DANOS DE ORIGEM QUÍMICA
– INCÊNDIO
– EXPLOSÃO
– ENSAIOS E TESTES
– INTERVENÇÕES

2022
GACEL Engenharia foi contratada pelo grupo JSL para avaliar patologias estruturais construtivas em galpão logístico da empresa de aproximadamente 50.000 m², em Extrema-MG, cidade expoente no setor logístico de e-commerce no Brasil.

GACEL Engenharia foi contratada pela Transpetro para atuar como Assistente Técnico na Arbitragem no Centro de Mediação e Arbitragem referente à construção de navios do tipo Panamax como parte integrante do Plano de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF).

2023
Gacel Engenharia foi contratada para atuar como perito na Arbitragem na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de São Paulo referente ao grupo Mars, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas em âmbito global, tal como M&M, Twix, Pedigree, entre outros.